Blogue

Como Cuidar do Cabelo Cacheado: 10 Guia Simples 2024

Descubra segredos simples e práticos para como cuidar do cabelo cacheado diariamente. Dicas claras para cachos saudáveis ​​e brilhantes.

Querida garota de cabelos cacheados, você quase sempre é o centro das atenções, não é mesmo? E, embora receba todos os olhares e elogios por seus cachos únicos, você também tem medo de cuidar deles! Entendemos como seu cabelo pode ficar seco, áspero e com frizz.

Se existe uma linha tênue entre um cabelo cacheado indomável e bons dias de cabelo cacheado, essa linha é uma boa rotina de cuidados com os cabelos.

Sim, os produtos certos, os cuidados certos e os penteados certos podem melhorar sua rotina de cuidados com os cabelos cacheados. Continue lendo para saber como você deve lidar com isso.

O que dizem os especialistas

“Os óleos naturais são uma fonte rica de vitamina E e ácidos graxos. Esses ácidos graxos ajudam a reter a umidade do cabelo. É assim que os óleos naturais controlam o frizz e melhoram a maleabilidade dos cabelos cacheados. Massagear óleos naturais no couro cabeludo aumenta a circulação sanguínea e promove o crescimento do cabelo.”

Prutha B Nawale, Product Development Executive

Como cuidar de seu cabelo naturalmente cacheado?

1. Escolha o xampu com sabedoria

Lavar os cabelos é a primeira e principal etapa de qualquer rotina de cuidados com os cabelos, independentemente da textura dos fios. A lavagem ou limpeza garante que não haja poeira, excesso de óleo, células mortas da pele e acúmulo de produtos no couro cabeludo.

Use um xampu suave, sem produtos químicos tóxicos como sulfatos, silicones, álcoois e parabenos, que podem irritar o couro cabeludo.

Os sulfatos são agentes espumantes, enquanto os parabenos são conservantes usados em seus produtos para os cabelos. Mude para surfactantes suaves, fórmulas sem fragrância, sem sulfato, sem silicone e sem parabenos em seus xampus.

Dica profissional:

Dilua o xampu e o condicionador de limpeza de baixa espuma em água antes de deixá-los agir em seu cabelo. Isso garantirá que você não use muito produto de uma só vez, o que é bom tanto para o seu cabelo quanto para o seu bolso.

2. Evite o uso excessivo de xampu

O cabelo cacheado tende a ficar seco com facilidade. O uso excessivo de xampu pode sugar a umidade natural do cabelo. Além disso, procure ingredientes hidratantes em seu condicionador. O condicionamento garante que a cutícula do cabelo esteja selada e protegida contra danos ambientais.

3. Tratamento pré-shampoo

O tratamento pré-shampoo é uma bênção para quem tem cabelos cacheados. Ele ajuda a desembaraçar e a remover o frizz do cabelo.

Aplique uma máscara capilar ou um óleo condicionador em seu cabelo seco, separando as seções do cabelo. Deixe o condicionador agir por 20 minutos. Você pode colocar uma touca de banho ou uma toalha para reter o calor e abrir a cutícula. Isso garante que o condicionador penetre bem em seu cabelo.

4. Nunca escove cabelos cacheados

Resista ao impulso de escovar os cabelos cacheados. Use um pente de dentes largos em seu cabelo cacheado antes de lavar com xampu. Depois de lavar o cabelo, passe os dedos pelo cabelo. Nunca escove o cabelo molhado, pois ele está mais sujeito a quebras e danos.

5. Modelagem do cabelo com calor moderado

A alta temperatura das ferramentas de modelagem por calor pode remover a textura natural dos cachos, tornando-os opacos e sem vida.

Limite o uso de modeladores térmicos e use um bom spray protetor térmico sempre que não puder evitá-lo. Use calor moderado e um difusor para proteger seus cachos naturalmente bonitos.

Como Cuidar do Cabelo Cacheado
Image: Pinterest

6. Use um pente de dentes bem largos

Use um pente de dentes largos para remover os emaranhados em seu cabelo cacheado. Penteie de baixo para cima para remover os nós, se houver.

Cada cacho pode ser considerado um ponto de ruptura em potencial, portanto, manusear com cuidado é o caminho a seguir. Uma escova de cabelo pode bagunçar a textura natural do seu cabelo e causar danos a ele.

7. Sempre use água fria no cabelo

Os chuveiros de água quente retiram o óleo natural ou sebo do couro cabeludo e do cabelo. Ela também pode abrir a cutícula, tornando os fios de cabelo propensos ao frizz e à quebra. Os enxágues com água fria são a aposta mais segura, seja para lavar ou condicionar o cabelo.

8. Aparar para evitar pontas duplas

Apare seu cabelo a cada 6-8 semanas para livrar-se das pontas duplas e cabelos danificados. Os cabelos cacheados também precisam ter uma aparência e um toque saudáveis.

9. Rotina de sono para cabelos cacheados

Os especialistas em cuidados com o cabelo apostam no truque do abacaxi como parte da rotina de sono para cabelos cacheados. Coloque todo o seu cabelo no topo da cabeça em um coque ou rabo de cavalo solto.

Dessa forma, há menos atrito entre o cabelo e a fronha do travesseiro. Use fronhas de cetim ou seda em vez de fronhas de algodão para reduzir o atrito.

10. Experimente tratamentos naturais para cabelos cacheados saudáveis

Como Cuidar do Cabelo Cacheado
Como Cuidar do Cabelo Cacheado

Use máscaras capilares que contenham ingredientes naturais para seus cabelos cacheados:

  • Faça uma máscara com azeite de oliva, ovos, vinagre e maionese e aplique-a no cabelo. Enxágue com um xampu suave após 30 minutos. Enquanto os ovos fornecem proteína ao cabelo, a maionese acrescenta umidade e brilho aos cachos secos.
  • O abacate é rico em vitaminas B e E e em gorduras boas. Amasse um abacate maduro com uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de azeite de oliva. Aplique essa máscara em seu cabelo cacheado e deixe-a agir por 30 minutos. Lave com um xampu suave.

O vinagre de maçã, o leite, as sementes de feno-grego e o hibisco são ótimos tratamentos naturais para ter cabelos cacheados saudáveis.

11. Óleos para cabelos cacheados

Independentemente da textura ou do tipo de cabelo, as regras básicas de cuidados com os cabelos permanecem as mesmas. A aplicação de óleo nos cabelos melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e promove o crescimento saudável dos fios.

Nossa executiva de desenvolvimento de produtos, Prutha B Nawale, diz: “Os óleos naturais são uma fonte rica de vitamina E e ácidos graxos.

Esses ácidos graxos ajudam a reter a umidade do cabelo. É assim que os óleos naturais controlam o frizz e melhoram a maleabilidade dos cabelos cacheados. Massagear óleos naturais no couro cabeludo aumenta a circulação sanguínea e promove o crescimento do cabelo.”

  • Use um óleo de coco leve e não oleoso para cabelos cacheados. Use as pontas dos dedos para massagear o óleo no couro cabeludo. Você pode aplicar o óleo de coco antes de dormir e lavá-lo na manhã seguinte. Como alternativa, você também pode aplicar o óleo uma hora antes de lavar o cabelo com xampu.
  • O azeite de oliva é um ótimo tratamento para cabelos cacheados. Ele acrescenta muita umidade às mechas secas. Coloque 2 a 3 colheres de sopa de azeite de oliva em uma tigela e aqueça por um minuto. Aplique uniformemente no couro cabeludo e no cabelo com as pontas dos dedos. Enrole uma toalha quente sobre a cabeça e enxágue o óleo com um xampu suave depois de 45 minutos a 1 hora.
  • O óleo de rícino é um ingrediente menos conhecido quando se trata de lubrificar o cabelo. O motivo é sua viscosidade. Mas o óleo de rícino é uma maravilha por si só. Ele pode hidratar seu cabelo cacheado e dar brilho. Os especialistas em cuidados com os cabelos recomendam usar o óleo de rícino antes de dormir e lavá-lo na manhã seguinte.

Óleo de jojoba, óleo de amêndoas doces, óleo de argan, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de rosas e óleos ayurvédicos como amla, brahmi, neem e bhringraj também podem ser usados para cabelos cacheados.

O que não se deve fazer com cabelos cacheados?

  • Não lave seu cabelo cacheado todos os dias, pois isso pode remover todos os óleos naturais.
  • Nunca durma sobre uma fronha de travesseiro de algodão, pois isso pode criar atrito entre os fios.
  • Não use o calor com frequência, pois ele pode tirar a umidade dos cachos.
  • Não deixe que seu cabelo fique em rabos de cavalo apertados o tempo todo. O puxão pode causar dor no couro cabeludo.
  • Nunca se contente com produtos de tamanho único. Opte por produtos criados para seu tipo de cabelo.
  • Mais importante ainda, não compare seu cabelo com o cabelo liso ou com outros tipos de cabelo. Aprenda a aceitar seus cachos.

Com que frequência você deve lavar o cabelo se tiver cabelos cacheados?

Lave seu cabelo uma vez a cada 2 ou 3 dias. Lavar todos os dias remove todos os óleos naturais do cabelo. Se você for viciado em academia, lave o cabelo com um condicionador entre as sessões de xampu.

Como você mantém seu cabelo cacheado?

  • Você pode pular o condicionador de vez em quando para manter os cachos intactos.
  • Use um creme para cachos em seu cabelo para definir os cachos. Evite usar muito produto, pois isso pode deixar seu cabelo pesado.
  • Use rolos de esponja ou grampos de cabelo para enrolar o cabelo.
  • Os sprays e géis para cabelo também podem manter os penteados cacheados no lugar.

Quais são os melhores penteados para cabelos cacheados?

1. O penteado clássico

  • Deixe seu cabelo secar ao ar livre primeiro. Aplique um soro adequado para seus cachos. Prenda o cabelo em um rabo de cavalo entre a nuca e o topo da cabeça.
  • Enrole o rabo de cavalo ao redor da base do elástico de cabelo para formar um coque.
  • Com a ajuda de grampos, prenda o penteado com firmeza. Você pode usar um spray de cabelo para controlar os fios soltos.

2. Rabo de cavalo ultra-alto

  • Junte o cabelo na coroa do cabelo e prenda-o com um elástico.
  • Você pode usar grampos nas laterais do rabo de cavalo para mantê-lo firme.
  • Para realçar os cachos em seu rabo de cavalo, use um creme definidor de cachos antes de começar.

3. Trança lateral

  • Divida o cabelo em três seções em um lado da cabeça.
  • Comece fazendo uma trança e termine com um lindo laço de cabelo.

4. Meio-bolo bagunçado (o penteado mais em voga no momento)

  • Pegue a seção do cabelo próxima às orelhas e faça um rabo de cavalo.
  • Enrole o rabo de cavalo até formar um coque e não se preocupe em mantê-lo arrumado. A bagunça é divertida.
  • Prenda com grampos de cabelo.

Você também pode optar por tranças francesas e torções francesas para cuidar de seus cabelos cacheados e exibi-los.

Concluindo

Cuidados delicados com os cabelos, modelagem com calor limitado e todas as dicas acima são tudo o que é necessário para manter seus cachos apertados ou ondas mais soltas em forma. Evite o uso excessivo de xampu e exiba seu cabelo cacheado com os penteados mencionados acima.

A seguir:

Author at cortedecabelofeminino.com | + posts

Especialização: Penteados, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele
Anjali é autora em cortedecabelofeminio.com. Ela é especialista em penteados e cuidados com os cabelos e a pele e já escreveu mais de 200 artigos nesses domínios.

Anjali Sayee

Especialização: Penteados, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele Anjali é autora em cortedecabelofeminio.com. Ela é especialista em penteados e cuidados com os cabelos e a pele e já escreveu mais de 200 artigos nesses domínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo