Blogue

Como Cuidar do Cabelo em Casa: 15 Dicas Simples 2024

Descubra o prazer de como cuidar do cabelo em casa com nossas dicas simples e eficazes. Siga nosso guia prático para manter seus fios saudáveis e radiantes

Você cuida da sua pele com uma rotina meticulosa de cuidados com a pele e cuida do seu corpo com boa alimentação e exercícios, mas será que está negligenciando o seu cabelo? Entre as sessões de corte e coloração, você sabia que há muitas dicas de cuidados com os cabelos em casa que podem ser seguidas para garantir que você tenha madeixas sempre lindas?

Pedimos à nossa equipe de elite de profissionais de cuidados com os cabelos algumas dicas simples de cuidados com os cabelos em casa. Essas dicas o ajudarão a evitar danos, mas também o ajudarão a cuidar dos cabelos já danificados em casa, entre as idas ao salão.

Como Cuidar do Cabelo em Casa – o que fazer

Como cuidar do cabelo em casa
Cuidar do Cabelo em Casa

Mime-se em casa com dicas eficazes sobre como cuidar do cabelo. Descubra uma rotina capilar acessível que se adapte ao seu estilo de vida agitado.

Faça cortes regulares

Aparar o cabelo não é apenas uma questão de estilo. O corte elimina as pontas duplas e danificadas, ajudando a garantir o crescimento de cabelos saudáveis. Se você não tiver tempo para ir ao salão de beleza, não entre em pânico! Agende um corte a cada 6-8 semanas com um hairdresser que pode ir até você em casa.

Tenha uma rotina regular de lavagem dos cabelos

Uma das dicas mais fáceis e simples de cuidados com os cabelos em casa é simplesmente ter uma boa rotina de lavagem dos cabelos e mantê-la. Sejamos honestos, todos nós já fomos um pouco culpados por deixar isso passar do ponto! Ao contrário do que muitos dizem, não existe uma frequência fixa, pois isso depende do seu tipo de cabelo e de pele.

De modo geral, se você tem cabelos naturalmente oleosos, pode ser necessário lavar em dias alternados. Outras pessoas podem se dar bem com uma frequência menor de lavagem dos cabelos, a cada 2 ou 4 dias.

Use xampus naturais

Os xampus sintéticos e carregados de produtos químicos nem sempre são os melhores para o seu cabelo. Não precisamos dessas misturas químicas para ter cabelos brilhantes. Precisamos de xampus suaves e naturais, que sejam livres de sulfatos e parabenos, tanto quanto possível.

Faça a condição corretamente

Os condicionadores são muito importantes para cuidar do seu cabelo. Na verdade, se você tiver uma cabeça maravilhosa de cachos, talvez seja melhor deixar de lado o xampu abrasivo e usar apenas o condicionador. O condicionador torna o cabelo mais maleável e o ajuda a resistir aos efeitos agressivos da modelagem e do calor.

Entretanto, não aplique o condicionador como se fosse xampu. Ele deve ser aplicado somente nas pontas, não no couro cabeludo, e deve ser bem enxaguado. *

Massageie seu couro cabeludo

Melhorar a circulação em seu couro cabeludo pode realmente ajudar na produção de óleo necessária para nutrir seus cabelos. Massagear o couro cabeludo pode aumentar a circulação, o que ajuda a hidratar o cabelo, estimular o crescimento dos fios e até mesmo reparar pontas duplas.

Faça uma pequena massagem na cabeça quando lavar o cabelo ou use óleo como tratamento pré-shampoo. Se optar por usar óleo, escolha algo natural, como óleo de oliva, de amêndoas ou de coco.

Seque seu cabelo naturalmente

O secador de cabelo é fabuloso e certamente necessário em certas ocasiões. No entanto, se puder, guarde a modelagem com calor para ocasiões especiais e deixe que a natureza faça o seu trabalho entre as ocasiões.

Pentear com cuidado

Em geral, evite pentear o cabelo molhado. Quando for pentear o cabelo, use um pente de dentes largos e use-o para escovar o cabelo com cuidado para evitar danos.

Use um soro protetor contra o calor

Sabemos que, às vezes, você quer usar o calor para obter um penteado fantástico. Entretanto, o calor e o cabelo não são grandes amigos. Se for expor o cabelo ao calor, use primeiro um soro protetor contra o calor.

Hidrate-se bebendo mais água

Muitos de nós não bebemos água suficiente para nossa saúde, muito menos para a saúde de nossos cabelos. Na verdade, você precisa beber pelo menos 2 a 3 litros de água por dia para garantir que seu cabelo seja hidratado por dentro.

Tenha uma dieta saudável para os cabelos

Seu cabelo pode ser afetado pelo que você come. A boa notícia é que os alimentos que são bons para seu cabelo são bons para sua saúde em geral. Procure alimentos ricos em proteínas e aminoácidos, como ovos, nozes, peixes, batata-doce, além de vegetais de folhas verdes e frutas vermelhas ricas em antioxidantes.

Proteja-se do sol

Assim como o sol pode danificar sua pele, seu cabelo também pode. O sol resseca e retira a umidade, tornando-o quebradiço e propenso a danos. Uma das dicas mais importantes para cuidar de seu cabelo no verão é cobri-lo quando estiver sob o sol. Se você não quiser usar um chapéu, até mesmo amarrar o cabelo (não muito apertado!) pode ajudar a limitar a exposição do cabelo aos agressores ambientais.

Use uma capa de algodão (ou sua camiseta!) para secar

As toalhas tradicionais podem ser muito ásperas para o cabelo e causar danos. Os panos de algodão mais macios e suaves são ideais. No entanto, se não tiver uma à mão, basta pegar uma camiseta de algodão!

Como cuidar de seu cabelo em casa – o que não fazer

Como cuidar do cabelo em casa
Image: Pinterest

Não tome banhos quentes

Os chuveiros quentes retiram os óleos protetores naturais do couro cabeludo que nutrem e cuidam dos cabelos. É melhor usar água mais fria para lavar o cabelo.

Não use muito calor

O calor em geral é uma má notícia para seu cabelo. Secadores, modeladores e alisadores podem ressecar o cabelo devido ao calor, portanto, use-os com moderação.

Não vá dormir com o cabelo molhado

É um mito comum que dormir com o cabelo molhado pode causar resfriado. Embora isso possa não ser muito verdadeiro, dormir com o cabelo molhado ainda deve ser evitado.

Isso ocorre porque pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção fúngica no couro cabeludo. Por sua vez, isso pode levar a condições comuns como caspa ou até mesmo dermatite.

Não exponha seu cabelo a muita água

Lave seu cabelo apenas com a frequência necessária. Caso contrário, a água em geral não é muito boa para seu cabelo. Use touca ao nadar e evite água clorada ou salgada se puder (especialmente se você pintar o cabelo).

Não fique estressado (sabemos que é mais fácil falar do que fazer!)

O estresse afeta a nossa saúde de várias maneiras e também afeta o seu cabelo. Tente reduzir o estresse em sua vida e, como resultado, você poderá notar que terá mechas mais brilhantes e vibrantes. Talvez sejamos tendenciosos, mas recomendamos que você faça massagens regulares em casa para ajudar a combater os níveis de estresse.

Não use muitos produtos químicos

Opte pelo natural sempre que possível. No entanto, se precisar usar produtos químicos para colorir ou tratar seu cabelo, siga as orientações profissionais e use um profissional para aplicá-los. Ele será treinado para proteger seu cabelo de danos químicos o máximo possível.

Não esfregue seu cabelo vigorosamente com uma toalha

Quando o cabelo está molhado, ele fica mais propenso a quebrar. Deixe-o secar naturalmente sem esfregá-lo vigorosamente com uma toalha.

Linha de fundo

Siga essas dicas fáceis de cuidados com os cabelos em casa e você verá que, aos poucos, seus cabelos ficarão mais saudáveis e brilhantes. Se você precisar da ajuda de um profissional, agende uma sessão de cabeleireiro em casa com o Secret Spa hoje mesmo!

A seguir:

Author at cortedecabelofeminino.com | + posts

Especialização: Penteados, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele
Anjali é autora em cortedecabelofeminio.com. Ela é especialista em penteados e cuidados com os cabelos e a pele e já escreveu mais de 200 artigos nesses domínios.

Anjali Sayee

Especialização: Penteados, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele Anjali é autora em cortedecabelofeminio.com. Ela é especialista em penteados e cuidados com os cabelos e a pele e já escreveu mais de 200 artigos nesses domínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo