Penteados

Como Fazer um Corte de Cabelo em Casa com Confiança 2024

Aprenda a fazer corte de cabelo em casa com segurança e estilo. Economize tempo e dinheiro com nosso guia prático.

Cortar seu próprio cabelo muitas vezes parece um acidente prestes a acontecer, mas, com um pouco de prática, pode ser fácil criar estilos incríveis em casa. Além disso, os cortes de cabelo femininos DIY (faça você mesmo) podem economizar tempo e dinheiro, além de lhe dar acesso ilimitado a novos penteados!

Continue lendo para obter conselhos valiosos que farão com que seu corte de cabelo seja um sucesso.

Em seguida, assista a tutoriais em vídeo escolhidos a dedo que ensinarão a você como cortar a franja, fazer camadas no cabelo, cortar o cabelo com um zíper e até mesmo fazer um corte bob ou pixie em casa.

Corte de Cabelo em Casa: Aprenda 10 Truques e Segredos

Corte de cabelo em casa: liberte seu potencial criativo e sua beleza interior. Aprenda conosco e seja seu próprio estilista.

1. Obtenha as ferramentas

Se você for cortar seu próprio cabelo em casa, precisará das ferramentas adequadas. Não se preocupe, você não precisa ir a nenhuma loja especializada, pois pode encontrar a maioria delas em sua loja de produtos de beleza local.

Antes de mais nada, sua principal ferramenta será uma tesoura de cabelo afiada. Ela é indispensável para um corte fácil e limpo, sem pontas duplas. Não deixe de investir em um pente de dentes finos, pois ele é essencial para alisar os cabelos desobedientes antes de cada corte.

Em seguida, um espelho de mão é útil para verificar a parte de trás do seu cabelo. Você também precisará de alguns prendedores de cabelo resistentes, bobes e um spray de água para manter o cabelo úmido durante o corte.

Se quiser tirar um pouco do peso do seu cabelo, você precisará de uma tesoura de texturização (também conhecida como tesoura de desbaste ou de estratificação). E, para quem deseja um corte pixie, compre uma boa máquina de corte e alguns acessórios de tamanhos diferentes.

Ferramentas necessárias para cortar seu próprio cabelo

@sherry_infinityhairstudio

2. Cabelo liso úmido, cabelo cacheado seco

A maioria dos tutoriais de corte de cabelo do tipo “faça você mesmo” recomenda que você molhe o cabelo antes de cortá-lo, mas isso não funciona para todos os tipos de cabelo.

Se o seu cabelo for muito liso, você precisará mantê-lo molhado para que possa fazer cada corte com perfeição.

No entanto, o cabelo cacheado pode ter uma aparência totalmente diferente quando está molhado e quando está seco (isso é chamado de encolhimento), portanto, geralmente é mais seguro cortar o cabelo seco, em seu estado natural.

Se você não tiver certeza se deve cortar o cabelo úmido ou seco, basta copiar o que o seu cabeleireiro habitual faz no salão.

3. Separe o cabelo em seções

Em um salão de beleza profissional, o cabeleireiro geralmente divide o cabelo em várias seções do tipo Tetris. Isso pode parecer um tipo de código secreto do cabeleireiro, mas é realmente muito simples.

A vantagem de dividir o cabelo em seções é que é mais fácil trabalhar para cima ao cortar o cabelo. Isso também permite que você veja se o seu cabelo é simétrico.

Portanto, meu conselho é: você pode ter quantas seções quiser (ou quantas forem poucas), desde que as seções sejam iguais em ambos os lados da cabeça. Certifique-se de dividir o cabelo uniformemente para obter um corte preciso.

Maneira correta de seccionar o cabelo para o corte - Corte de Cabelo em Casa
Corte de Cabelo em Casa

@modernsalon

4. Almejar mais

Você já sabe o comprimento de cabelo que deseja obter? Ótimo, vá em frente e corte um centímetro a mais. Essa é a melhor dica para toda e qualquer técnica de corte de cabelo DIY – mire mais do que você quer que seu cabelo fique!

Cortar o cabelo um pouco mais longo do que o comprimento desejado é uma boa ideia por dois motivos. Em primeiro lugar, o corte de cabelo pode ser complicado e, se você cometer um erro, terá alguma margem de manobra para corrigi-lo. Em segundo lugar, se estiver cortando o cabelo molhado, ele geralmente parecerá mais curto depois de seco.

Observemos mais uma vez que os cabelos cacheados ficarão muito mais curtos. Basta uma rápida olhada na tabela de comprimento do cabelo para entender que os comprimentos dos cabelos cacheados fortalecidos, secos e úmidos, diferem drasticamente.

É por isso que você pode ter mais controle sobre os resultados do corte ao modelar o cabelo cacheado antes do corte.

5. Cortar verticalmente

Depois de cortar o cabelo em linha reta, você pode achar que o cabelo está um pouco pesado ou bloqueado. Uma das maneiras possíveis de aliviar o visual é fazer alguns cortes verticais em seu cabelo.

Penteie pequenas seções com um pente de dentes finos, prenda-as entre dois dedos e, em seguida, corte para cima com a tesoura. Não é necessário cortar muito o cabelo; mesmo alguns milímetros suavizarão as bordas.

Como cortar as pontas dos cabelos
Corte de Cabelo em Casa

@myozakishears

6. Coloque uma bola de futebol

Assista a quase todos os vídeos de cortes de cabelo DIY (faça você mesmo) no YouTube e você verá mulheres puxando seus cabelos em bobes à esquerda, à direita e ao centro.

Os dias em que a mamãe colocava uma tigela na cabeça e cortava ao redor da borda estão bem e realmente acabaram, a colocação estratégica de bobes é o caminho a seguir.

Como amarrar rabos de cavalo para cortar seu cabelo
Corte de Cabelo em Casa

@mmfriseure

Se você tem cabelos longos e está se perguntando como cortar seu próprio cabelo em camadas, os bobes são a resposta. Para fazer o chamado corte de cabelo rabo de cavalo, basta raspar o cabelo em um pônei na parte da frente da cabeça, pentear o rabo de cavalo e cortar as pontas em linha reta com uma tesoura ou máquina de cortar.

Acrescente um pouco de corte de pontas e voila – você tem um corte de cabelo com camadas longas! Isso funciona para cabelos de praticamente qualquer comprimento, começando com cortes lob e terminando com mechas de sereia.

Método do rabo de cavalo frontal para cortar seu cabelo em camadas
Corte de Cabelo em Casa

@captinamy

7. Torça o cabelo para cortar sua própria franja

Pode ser fácil pensar que seu cabelo precisa estar perfeitamente reto toda vez que você corta uma mecha, mas esse não é necessariamente o caso. Por exemplo, se estiver procurando maneiras de cortar sua própria franja, torcer os suportes pode ser uma das melhores maneiras de obter um visual natural com penas.

Puxe a franja para a frente do rosto, torça-a em uma seção esticada e, em seguida, corte uma linha sem corte onde deseja que a franja termine. Parece (e parece) assustador no início, mas o resultado final é lindo tanto em franjas curtas quanto em longas.

Método fácil para cortar a franja
Corte de Cabelo em Casa

@kamilabravo

Para as pessoas corajosas o suficiente para fazer a técnica de torção em uma escala maior, ela também pode ser usada para um corte de cabelo DIY stacked bob. Pegue a seção de trás do cabelo, torça-a bem esticada e, mais uma vez, corte a ponta.

Isso deixará os cabelos da nuca curtos, com os cabelos dos dois lados suavemente se transformando em comprimentos mais longos.

8. Siga o fluxo de seu cabelo

Não é preciso dizer que diferentes tipos de cabelo exigem técnicas diferentes. Se você tiver cabelos com textura afro ou cacheados e gostar de usá-los naturalmente, não enrole seus cabelos em linhas retas – isso não terá o efeito desejado. Em vez de tentar domar seus cachos em um único comprimento, siga o fluxo do seu cabelo.

Para cabelos com textura afro, mantenha seu cabelo seco, sem produtos, e escove-o ao máximo. Agora, corte os danos e as pontas duplas do cabelo sem esticá-lo com os dedos, como se estivesse cortando uma sebe.

Depois de cortar tudo, escove o cabelo novamente e apare os fios que estiverem saindo pelas bordas. Repita essas etapas até que todo o seu cabelo tenha o mesmo comprimento.

Se você tiver cabelos muito cacheados, experimente um corte DIY Deva, outra técnica que requer cabelos naturais secos. Em vez de escovar o cabelo, basta separar os cachos com os dedos. Em seguida, corte cada cacho individualmente, conforme ele fica pendurado naturalmente.

9. Domine o corte de seu próprio cabelo curto

Se você já tem um corte pixie curto e ele está começando a crescer, há um truque simples para apará-lo em casa. Você só precisará de um bom conjunto de tesouras e alguns acessórios de tamanhos diferentes.

No entanto, esteja ciente de que os acessórios do cortador talvez precisem ser comprados separadamente e, em geral, eles só vão até 3,6 centímetros. Portanto, se quiser que seu corte seja mais longo do que isso, não corte seu próprio cabelo em casa e vá a um salão de beleza!

Comece fazendo uma divisão em forma de ferradura na parte superior do cabelo e prenda-a com um grampo. Isso é absolutamente essencial, pois você não quer cortar a seção superior muito curta!

Em seguida, prenda todas as outras mechas de cabelo que você não quer que fiquem tão curtas, como o cabelo ao redor das orelhas e na nuca. Em seguida, respire fundo e comece a trabalhar nos cabelos soltos com a máquina de cortar. Use um espelho para manter a parte de trás sob controle.

Depois de raspar a seção inferior, solte um pouco mais de cabelo e raspe a próxima seção com um acessório de corte um pouco mais longo. Finalmente, solte a parte superior do cabelo e corte-a com o acessório de corte mais longo ou simplesmente apare com uma tesoura, deixando o cabelo cair na direção desejada.

Misture seções de comprimentos diferentes com a tesoura de desbaste ou peça a um amigo de confiança para fazer isso.

Como aparar seu Pixie
Corte de Cabelo em Casa

@hairmakesupbee

10. Criar um corte inferior

O estilo undercut é, de longe, o corte de cabelo mais fácil de experimentar em casa e pode fazer uma enorme diferença no controle e no corte de cabelos grossos. Aprender a aparar a nuca também será útil se você estiver tentando manter ou& deixar crescer um corte pixie.

A melhor coisa desse estilo é que ele é muito fácil de fazer e, se você não acertar na primeira vez, pode simplesmente usar o cabelo solto e ninguém vai notar (se você não ousar demais, é claro).

Basicamente, você só precisa cortar o cabelo em uma área definida da cabeça (geralmente a nuca). Coloque a maior parte do cabelo em um bobble, deixando alguns centímetros de cabelo solto na parte de trás da cabeça. Você também pode deixar um pouco de cabelo solto sobre as orelhas se quiser um undercut que contorne toda a cabeça.

A parte mais importante dessa etapa é certificar-se de que a linha entre a seção que você prendeu e o cabelo que você deixou solto esteja bem reta e simétrica.

Não confie em seus sentidos e use o espelho para se proteger. Quando estiver satisfeito com a linha, corte a maior parte do cabelo solto com uma tesoura e, em seguida, faça a barba com uma máquina de cortar cabelo.

Blogueira mostrando seu undercut DIY
Corte de Cabelo em Casa

@dahling_its_danae

Vídeos sobre como cortar seu próprio cabelo

Ainda está confuso sobre como cortar seu próprio cabelo? Selecionamos os vídeos mais úteis que nos ensinam a criar todos os estilos, desde franjas sem corte e camadas que emolduram o rosto até cortes lob e buzz. Siga esses tutoriais passo a passo e aproveite seu penteado renovado.

Como você pode ver, com algumas dicas e truques, cortar seu próprio cabelo pode ser bem fácil se você não planeja grandes mudanças em sua aparência.

Aparar pontas duplas ou criar camadas geralmente é bem-sucedido, mas nem todo corte de cabelo curto feito em casa ficará fabuloso.

Não deixe que seu corte gratuito se transforme em uma correção cara e vá ao cabeleireiro sempre que pensar em algo com aparência profissional.

A seguir:

Author at cortedecabelofeminino.com | + posts

Especialização: Beleza e estilo de vida, Saúde e bem-estar
Arshiya Syeda é editora sênior da cortedecabelofeminino.com, com 7 anos de experiência. Francis College For Women.

Arshiya Syeda

Especialização: Beleza e estilo de vida, Saúde e bem-estar Arshiya Syeda é editora sênior da cortedecabelofeminino.com, com 7 anos de experiência. Francis College For Women.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo