Penteados com tranças afros para casamento são uma homenagem à cultura e à beleza. Descubra opções que impressionam em seu dia especial.

Os casamentos negros são a personificação da celebração! Desde pular a vassoura até provar uma mistura de vinagre, pimenta-caiena, limão e mel, os casamentos negros são alegres e vibrantes! E, assim como suas incríveis tradições, a maioria dos penteados de casamento para mulheres negras é transmitida há muito tempo.

Nós, tranças e torções fazem parte de sua profunda herança cultural. Esses penteados afro-americanos ostentam estilo, estilo e beleza, e é por isso que as mulheres negras ficam lindas sem esforço no dia do casamento!

Quer você queira um penteado ousado ou algo elegante e intrincado, temos algumas opções versáteis. Continue lendo para conferir sugestões incríveis de penteados para casamentos que você pode fazer como quiser! Role a tela para baixo.

Veja também:

Antes de começar

  • Um teste antes do grande dia é imprescindível ao escolher o penteado de seu casamento. Marque um horário com o cabeleireiro bem antes do dia D para experimentar o visual e fazer os ajustes que desejar. Aproveite ao máximo o dia da prova, levando fotos de referência, seu vestido e os acessórios que planeja usar.
  • Sempre vista seu vestido de noiva antes de arrumar o cabelo. Trocar de roupa depois de arrumar o cabelo pode bagunçar seu penteado. Use uma camisa de botão ou um roupão se estiver preocupada com a possibilidade de acidentes com o penteado estragarem seu vestido.
  • Evite tingir seu cabelo logo antes do casamento. Se algo der errado, consertá-lo em tão pouco tempo pode ser um desafio. Faça a coloração com uma semana de antecedência.
  • Se a textura natural do seu cabelo for a característica principal do seu penteado, faça um tratamento de hidratação/condicionamento profundo na semana anterior ao seu grande dia.
  • Converse com seu cabeleireiro e peça a ele sugestões e dicas de beleza sobre o que fazer para cuidar do cabelo da noiva e que tipo de preparação você precisa fazer antes de penteá-lo.

20 Melhor Penteados com tranças afros para casamento

Penteados com tranças afros para casamento são a escolha perfeita para noivas que valorizam a diversidade e a elegância. Descubra suas opções.

1. Afro puxado para trás com acessório de cabeça

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Creme, hidratante ou óleo para cabelos
  • Pente de rabo de rato
  • Faixa de cabeça de arame fino preto
  • Chapéu de sua escolha
  • Grampos de cabelo
  • Spray leve
Como fazer
  1. Depois de lavar e secar seu cabelo natural, aplique um pouco de creme para pentear na borda frontal da linha do cabelo.
  2. Use um pente de rabo de rato para pentear o creme para trás no cabelo. Faça isso algumas vezes até que o creme tenha se espalhado uniformemente em cerca de 5 cm de cabelo na frente. Isso forma uma aparência lisa na coroa, enquanto a franja se espalha logo atrás dela.
  3. Coloque uma faixa de arame fina na linha de demarcação entre o cabelo liso e a franja. Certifique-se de que a faixa seja fina e preta para que a franja na parte de trás possa camuflá-la.
  4. Agora coloque seu acessório de cabeça. Pode ser outra faixa ou uma presilha com flores, penas, fitas ou pedras preciosas. Coloque-o de forma que ele fique sobre o cabelo liso enquanto a franja se espalha atrás dele.
  5. Use grampos de cabelo para manter o conjunto no lugar, para uma boa medida.
  6. Borrife um spray fixador leve para que seu visual dure o dia todo.

2. Bobinas naturais tingidas com Dip-Dyed

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Detangler para cabelos cacheados
  • Faixas elásticas
  • Luvas
  • Kit de realce de cabelo
  • Pincel aplicador
  • Xampu suave
  • Condicionador sem enxágue
  • Spray de condicionamento
  • Creme definidor de cachos
Como fazer
  1. Desembarace o cabelo com 2 a 3 dias de uso com uma ferramenta de desembaraçamento que não cause cachos. Isso deve afofar seu cabelo e separar os fios para a aplicação adequada da cor.
  2. Divida aproximadamente o cabelo em 8 seções com as mãos e amarre um elástico em cada uma delas. Isso significa 2 seções na frente, 1 em cada uma das têmporas e 4 na parte de trás.
  3. Coloque as luvas e, seguindo as instruções do kit, misture as proporções necessárias de cor, revelador e condicionador na tigela para fazer a solução.
  4. Usando um pincel aplicador, aplique a solução na extremidade da cauda de cada seção.
  5. Deixe-o agir pelo tempo indicado nas instruções da embalagem.
  6. Depois disso, lave a tintura com um xampu suave. Em seguida, use um condicionador sem enxágue para evitar o ressecamento.
  7. Seque o cabelo com uma toalha e deixe-o secar ao ar livre. Evite usar calor, pois o cabelo acabou de passar por um processo químico.
  8. Depois que o cabelo tingido por imersão secar, borrife uma quantidade generosa de spray condicionador para hidratação extra.

Aplique o creme definidor de cachos em seu cabelo e cubra-o com um envoltório de seda. Deixe-o agir durante a noite para obter lindos cachos tingidos no dia seguinte.

3. O coque trançado feed-in

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Creme, hidratante ou óleo para cabelos
  • Pente de cauda de rato
  • Escova para desembaraçar
  • Clipes de seccionamento
  • Faixas elásticas para amarrar as pontas OU água quente para selar as pontas (depende se você está usando extensões de cabelo)
  • Grampos de cabelo
Como fazer
  1. Lave e seque o cabelo. Desembarace-o com uma escova.
  2. Use um pente de cauda de rato para dividir o cabelo em seções, alternando entre 1 cm e 0,5 cm. Você terá de dividi-lo em seções em um movimento circular. Isso significa que você começará na nuca e subirá ao longo de toda a linha do cabelo.
  3. Deixando de fora uma seção de 1 cm na frente, prenda o restante do cabelo. Depois de prender o restante do cabelo, essa seção fina ficará parecida com um moicano fino.
  4. Pegue uma pequena mecha de cabelo na parte da frente dessa seção e comece a trançá-la em um trancelim. Para evitar que seu cabelo seja puxado com muita força, aplique um pouco de creme para cabelo ou hidratante. Você também pode aplicar um creme de borda para evitar que os fios soltos fiquem para fora.
  5. Ao trançar o cabelo em um trancelim, continue adicionando cabelo (se estiver usando extensões, adicione-as também) pelas laterais. Você perceberá que a trança vai ficando maior à medida que você adiciona cabelo a ela. Continue trançando até chegar ao centro da cabeça. Quando chegar ao centro, simplesmente trance o cabelo para cima e para longe do couro cabeludo. Faça isso até chegar às pontas do cabelo.
  6. Solte a próxima seção de 0,5 cm de cabelo e trance essa seção em um trancelim fino. Não acrescente muito cabelo, pois você quer que essa trança seja fina. Quando chegar ao centro da cabeça, simplesmente faça uma trança até o final.
  7. Continue alternando entre tranças grossas e finas até que tenha trançado todo o cabelo.
  8. Todas as suas tranças agora estarão penduradas livremente na coroa. Prenda as pontas de todas as tranças com elásticos ou mergulhe as pontas em água quente para selá-las. Seque o cabelo com uma toalha.
  9. Enrole todas as tranças em um coque no alto da cabeça. Prenda as pontas dentro do coque. Prenda-as no lugar usando grampos de cabelo. Use acessórios conforme necessário.

4. Cachos naturais

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: IStock

O que você precisa
  • Creme definidor de cachos
  • Secador de cabelo
  • Lenço de seda
  • Óleo para cabelos
  • Extensões de cabelo
Como fazer
  1. Coloque o óleo capilar no microondas por alguns segundos e aplique-o em seu cabelo completamente. Use um óleo capilar feito especificamente para cabelos crespos. Deixe-o agir por uma hora.
  2. Se você não tiver cabelos grossos, considere a possibilidade de usar uma trança. Antes de colocar as extensões, deixe-as de molho em uma mistura de vinagre de maçã e água. Isso eliminará toda a soda cáustica e evitará a irritação do couro cabeludo.
  3. Lave o cabelo e seque-o com o secador em uma configuração baixa.
  4. Aplique o creme definidor de cachos e enrole o cabelo em um lenço de seda.
  5. Você terá um cabelo incrivelmente cacheado no dia seguinte.

5. Tranças pretas tradicionais

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: IStock

O que você precisa
  • Creme para cabelos, hidratante ou óleo para cabelos
  • Pente de cauda de rato
  • Escova de cabelo
  • Extensões de cabelo
  • Clipes de seccionamento
  • Faixas elásticas para amarrar as pontas OU água quente para selar as pontas
Como fazer
  1. Lave o cabelo e deixe-o secar ao ar livre. Aplique um pouco de creme para cabelos ou hidratante para facilitar a trança. Você também pode aplicar um creme para as pontas para suavizar o frizz ou os fios rebeldes.
  2. Há muitos penteados com tranças pretas que você pode experimentar, desde as tranças de deusa até as tranças de árvore. Todos eles exigem as mesmas ferramentas de cabelo listadas acima. Para obter instruções detalhadas sobre como trançar seu cabelo em qualquer um desses estilos tradicionais de proteção, consulte este artigo.
  3. Enfeite seu cabelo com belos grampos, presilhas e contas decorativas.

6. Ondas de praia

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: IStock

O que você precisa
  • Protetor térmico
  • Ferro de alisar
  • Hairspray
Como fazer
  1. Lave o cabelo e seque-o com uma toalha. Não seque completamente o cabelo, pois ele precisa estar úmido.
  2. Borrife um pouco de protetor térmico em todo o cabelo.
  3. Pegando seções de cabelo de 5 cm de largura de cada vez, crie ondas com a ajuda de uma chapinha. Coloque a parte superior da seção na chapinha e enrole-a uma vez. Após 5 segundos, puxe suavemente a chapinha para baixo até o final da seção, mantendo o cabelo enrolado em volta dela.
  4. Aplique um pouco de spray de cabelo para mantê-lo lindo até o final do dia.

7. Twisted Halo

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: IStock

O que você precisa
  • Faixa elástica para a cabeça
  • Flores (frescas ou artificiais)
  • Grampos de cabelo
Como fazer
  1. Divida o cabelo ao meio ou em um dos lados.
  2. Coloque a bandana ao redor do topo de sua cabeça. Não puxe seu cabelo pela faixa. Ele deve ficar solto sob a faixa.
  3. Começando pela frente, pegue uma seção de cabelo de 5 cm, torça-a algumas vezes e passe-a por cima e através da faixa de cabelo.
  4. Continue adicionando mais cabelo a essa seção de cabelo, torcendo-o e passando-o pela faixa de cabeça até chegar à nuca.
  5. Repita o processo no outro lado.
  6. Faça panquecas nas torções para que elas pareçam mais volumosas.
  7. Dê um toque especial ao penteado prendendo algumas flores no lugar.

8. Afro com corte lateral

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: IStock

O que você precisa
  • Pente de cauda de rato
  • Escova
  • Secador de cabelo
  • Grampos de cabelo
  • Óleo para cabelos
Como fazer
  1. Escove o cabelo depois de lavá-lo.
  2. Seque o cabelo com o secador enquanto o estica com os dedos.
  3. Aplique um pouco de óleo para dar brilho ao seu cabelo.
  4. Usando o pente de cauda de rato, divida o cabelo em uma divisão lateral profunda.
  5. Varra todo o seu cabelo para esse lado.
  6. Prenda o cabelo do outro lado.

9. Coque bagunçado elegante

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Faixa elástica
  • Grampos de cabelo
  • Grampos de cabelo decorativos
Como fazer
  1. Penteie o cabelo para trás com os dedos.
  2. Enrole o cabelo em um coque baixo e prenda-o com um elástico e alguns grampos.
  3. Use como acessório alguns grampos de cabelo decorativos.

10. Cabelo esticado

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Freepik

O que você precisa
  • Secador de cabelo
  • Escova
  • Protetor térmico
  • Óleo
  • Pente de cauda de rato
  • Flores brancas
Como fazer
  1. Lave o cabelo e escove-o.
  2. Borrife um pouco de protetor térmico em todo o cabelo.
  3. Seque o cabelo com o secador em uma configuração média e use os dedos para esticá-lo.
  4. Aplique um pouco de óleo em seu cabelo para dar brilho.
  5. Divida o cabelo em um lado usando um pente de cauda de rato.
  6. Enfeite seu cabelo com pequenas flores brancas.

11. Moicano falso

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Instagram

O que você precisa
  • Faixas elásticas
  • Pente de cauda de rato
  • Grampos de cabelo
  • Um colar de pérolas/miçangas
Como fazer
  1. Com um pente de cauda de rato, divida o cabelo em quatro seções, formando uma seção superior, duas seções intermediárias e uma seção inferior.
  2. Penteie todo o cabelo em direção ao centro e amarre cada seção em um rabo de cavalo. Certifique-se de deixar um pouco de cabelo nas laterais, exceto na parte superior e inferior de sua cabeça. Agora, você tem quatro rabos de cavalo no centro.
  3. Aplique um pouco de creme para cabelo nas seções soltas do cabelo. Trance essas pequenas seções de cabelo em tranças finas, começando na linha do cabelo e indo em direção aos rabos de cavalo.
  4. Prenda as tranças sob os rabos de cavalo.
  5. Usando grampos de cabelo, conecte todos os rabos de cavalo para formar um moicano falso.
  6. Use como acessório o moicano falso com um colar de pérolas/miçangas.

12. Secar o cabelo liso com o secador

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Condicionador sem enxágue
  • Escova de cabelo
  • Secador de cabelo
  • Protetor térmico
  • Prensa alisadora de seda
Como fazer
  1. Lave o cabelo e deixe-o secar parcialmente ao ar livre. O ideal é que o cabelo esteja úmido, não molhado.
  2. Escove o cabelo de cima para baixo ao secá-lo com o secador. Segure o cabelo na parte inferior com a escova por alguns segundos para esticá-lo e deixá-lo reto.
  3. Seque todo o seu cabelo dessa forma.
  4. Aplique um protetor térmico em todo o cabelo.
  5. Alise seu cabelo com um alisador de prensa de seda para finalizar o visual. Você pode aplicar um soro de alisamento no final para dar mais brilho.

13. O meio nó superior

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Instagram

O que você precisa
  • Pente
  • Faixa elástica
  • Grampos de cabelo
  • Acessórios de cabelo, como miçangas e flores pequenas
Como fazer
  1. Você precisará alisar o cabelo antes de fazer esse penteado.
  2. Penteie seu cabelo para remover todos os nós e emaranhados.
  3. Pegue o cabelo do alto da cabeça e prenda-o como se fosse um meio rabo de cavalo.
  4. Pegue o elástico e passe-o sobre o meio rabo de cavalo uma vez. Torça o elástico e puxe o rabo de cavalo até a metade. Isso criará a base para seu nó superior.
  5. Enrole o restante do rabo de cavalo frouxamente ao redor da base do nó superior e prenda-o no lugar.
  6. Penteie o restante de seu cabelo com cuidado. Puxe algumas mechas de cabelo na frente para emoldurar seu rosto.
  7. Use acessórios simples como miçangas pequenas, flores ou anéis de cabelo para enfeitar o top knot.

14. A trança bagunçada

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Pente
  • Faixa elástica (fina)
Como fazer
  1. Você precisará alisar o cabelo antes de fazer esse penteado.
  2. Divida seu cabelo como faria naturalmente e jogue todo o cabelo para um lado.
  3. Comece a trançar seu cabelo em uma trança solta de três fios. Se quiser algo mais sofisticado, você pode até fazer uma trança rabo de peixe ou uma trança de quatro mechas. Deixe as pontas do cabelo para fora da trança para dar uma aparência bagunçada.
  4. Prenda a extremidade da trança com um elástico fino. Certifique-se de que ele seja da mesma cor de seu cabelo.
  5. Faça um pancake na trança para dar um toque boho bagunçado. Deixe um pouco de cabelo cair da frente e emoldurar seu rosto.

15. Bob Pixie cônico

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Escova redonda
  • Secador de cabelo
  • Hairspray
Como fazer
  1. Comece com o cabelo úmido e divida-o de um lado.
  2. Seque o cabelo com o secador enquanto o penteia para trás com uma escova redonda.
  3. Levante a franja com a escova redonda e, em seguida, solte-a com o secador. Isso dará à sua franja a curvatura perfeita.
  4. Finalize com um pouco de spray de cabelo para fixar o penteado no lugar.

16. Rabo de cavalo penteado para trás

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Protetor térmico
  • Prensa alisadora de seda
  • Faixa elástica
  • Pente
Como fazer
  1. Aplique um protetor térmico e alise o cabelo com um alisador de prensa de seda.
  2. Penteie seu cabelo para desembaraçá-lo.
  3. Divida o cabelo em uma divisão lateral profunda.
  4. Prenda todo o cabelo em um rabo de cavalo baixo na parte de trás. Prenda-o com um elástico.

17. Penteado Pixie com pontas

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Pente
  • Escova redonda
  • Gel de cabelo de fixação forte
Como fazer
  1. Lave e seque o cabelo com o secador.
  2. Aplique gel de fixação forte em todo o cabelo. Cubra cada mecha de seu cabelo com o gel para manter o penteado intacto durante todo o dia.
  3. Coloque a escova redonda atrás de uma seção de cabelo e penteie-a para cima e depois para trás. Repita esse movimento de pentear em todo o cabelo.

18. Cachos com um lado só

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Shutterstock

O que você precisa
  • Protetor térmico
  • Ferro de cachear
  • Hairspray
Como fazer
  1. Borrife um pouco de protetor térmico em todo o cabelo.
  2. Usando um modelador de cachos, enrole o cabelo do meio para as pontas. Enrole o cabelo em seções grandes dentro do modelador para obter cachos grandes e bonitos.
  3. Borrife suavemente um pouco de spray de cabelo sobre seus cachos para evitar que eles se desfaçam.
  4. Divida seu cabelo em um lado.
  5. Puxe todo o cabelo para um lado e prenda-o atrás da orelha no lado oposto.

19. Coque cruzado

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Istock

O que é necessário
  • Grampos de cabelo
  • Grampo de cabelo para tranças
  • Pente
  • Acessórios de sua escolha
Como fazer
  1. Comece penteando e desembaraçando o cabelo.
  2. Penteie o cabelo da frente para trás. Coloque uma mão no cabelo no alto da cabeça e empurre-o ligeiramente para frente. Isso cria um pouf. Prenda seu cabelo com um grampo para fixar o pufe.
  3. Penteie o restante do cabelo com cuidado, certificando-se de não bagunçar o pouf.
  4. Divida seu cabelo ao meio – uma metade do lado direito e outra do lado esquerdo.
  5. Insira o grampo de cabelo para tranças entre as duas seções de cabelo.
  6. Pegue um pouco de cabelo do lado direito e passe-o pelo laço superior esquerdo do grampo, trazendo a seção de volta para o lado direito.
  7. Pegue um pouco de cabelo do lado esquerdo e repita a etapa anterior.
  8. Continue adicionando cabelo às seções à medida que as passa pela presilha até chegar ao final da presilha.
  9. Prenda o restante do cabelo dentro do coque usando grampos de cabelo.
  10. Faça panquecas no pão para que ele pareça volumoso.
  11. Você pode complementar o penteado com um elegante grampo de cabelo.

20. Penteado baixo trançado

Penteados com tranças afros para casamento
Penteados com tranças afros para casamento

Imagem: Istock

O que você precisa
  • Grampos de cabelo
  • Pente
  • Ferro de cachear
  • Hairspray
  • Acessórios (opcionais)
Como fazer
  1. Penteie todo o seu cabelo para trás com a ajuda de um pente.
  2. Pegue alguns fios de cabelo e trance-os em uma trança solta e irregular, passando de lado pela frente da cabeça, e prenda-a com grampos.
  3. Enrole o restante do cabelo com essa trança em um coque baixo.
  4. Prenda as pontas da trança dentro do coque ou, se a trança for longa o suficiente, enrole-a em volta do coque antes de prendê-la.
  5. Você também pode enfeitar o coque com alguns grampos decorativos leves, se quiser.
  6. Finalize com algumas borrifadas de spray de cabelo para fixar o penteado no lugar.

Perguntas frequentes

Quantas horas antes do casamento você deve arrumar o cabelo?

Isso depende de quanto tempo levaria para fazer o penteado que você escolheu e se você precisa ir a um salão de beleza ou se o cabeleireiro vai ao local do evento. O ideal é que o penteado seja feito de 2 a 3 horas antes do evento para que você tenha tempo suficiente para respirar.

Como posso fazer com que o penteado do meu casamento dure o dia todo?

Embora o spray de cabelo, os grampos e os acessórios possam ajudar seu penteado a ficar no lugar o dia todo, é melhor não se preocupar tanto com ele e ir com calma em seu dia especial.

Quando você deve cortar o cabelo antes do casamento?

É aconselhável cortar o cabelo cerca de três semanas a um mês antes do casamento para que ele emoldure seu rosto naturalmente.

A noiva deve usar o cabelo para cima ou para baixo?

É sua própria escolha e decisão estilizar o cabelo e o vestido de noiva de acordo com seu desejo para seu dia especial.

A Seguir:

close X

L’Oréal Paris Elseve Creme de Tratamento Preenchedor Hidra Hialurônico